Ainda existem empreendedores que têm a ideia de que é preciso investir imenso na criação de um negócio. E de facto, para alguns negócios, essa ideia está correta.
No entanto para um negócio que opera no digital, seja a venda de produtos digitais e a venda de serviços, isso não corresponde à verdade.
Acrescento ainda que, possivelmente, é possível arrancar com o básico e sem gastar praticamente nada, usando várias ferramentas que estão à nossa disposição gratuitamente. Não acreditas?
Então neste artigo vou-te falar nas 8 ferramentas que, no meu negócio, são essenciais e todas elas têm um plano gratuito que podes aproveitar para começar.
O Workspace do Google consiste num ecossistema em nuvem que engloba várias ferramentas de produtividade destinadas a facilitar o dia a dia do trabalho.
Pode ser acedido de qualquer lugar, seja no computador ou no telemóvel, e tem uma versão gratuita e uma versão paga, com funcionalidades mais avançadas.
Com certeza já conheces, pelo menos as ferramentas mais populares, como o gmail, o google docs, o google sheets e o google agenda. Mas não existem só essas. Desconfio que também, pelo menos o recurso ao Google Slides e ao Google Forms irão ser frequentes no teu trabalho.
O Google proporciona um espaço de trabalho virtual, com várias pessoas a poder colaborar simultaneamente, editando e criando os mesmos documentos e trabalhando juntos como se estivessem lado a lado, mesmo que à distância, com atualizações em tempo real.
Para teres o acesso ao Google Workspace gratuito basta criar uma conta no Gmail e ficas com 15 Gb de espaço de armazenamento no teu drive.
Na versão paga, além de mais espaço de armazenamento, segurança reforçada e melhor controlo na gestão dos teus ficheiros e restantes ferramentas, ainda tens a possibilidade de incorporar um endereço de email profissional com o teu domínio personalizado.
O Canva é uma plataforma de design gráfico, simples e intuitivo que permite a qualquer pessoa criar conteúdos visuais de grande impacto para as tuas redes sociais, para todos os teus documentos (apresentações, portfolio, flyers, propostas, etc) com o mínimo de conhecimentos gráficos.
Possui milhares de modelos, fotos, vídeos, elementos e funcionalidades e tem uma versão gratuita que oferece tudo o que precisas para criar todos os conteúdos de design para o teu negócio e não só, também para o negócio do teu cliente.
Só te digo que é fantástico e...viciante!
Será a ferramenta ideal para começares a ver a tua marca a ganhar vida e onde podes criar o teu logo, trabalhar as cores, fontes e layouts e respetivas combinações; criando layouts cativantes e criativos com alto componente estético e conseguires um visual harmonioso reforçando a identidade visual da marca do teu negócio.
Esta é uma das ferramentas imprescindível, arrisco a dizer, para qualquer negócio.
O Trello é uma ferramenta orientada para gestão de projetos e tarefas, sendo uma das minhas ferramentas preferidas para organização das minhas tarefas e dos serviços que presto aos clientes.
Podemos criar um quadro para cada projeto e dividi-lo em listas e cartões facilitando toda a organização do que temos que fazer, podendo juntar ficheiros, fotos, checklists, atribuir tarefas dentro de uma equipa, fixar datas de conclusão, etc. É uma solução eficaz, bastante visual e gratuita até 10 quadros.
Idealmente podes ter um quadro para a tua organização interna e destinar os restantes quadros para cada um dos teus clientes; ou podes preferir ter um quadro para cada vertente do teu negócio, tal como por exemplo, organização diária, calendário editorial, lançamentos de produtos, etc.
Eu falo das ferramentas que eu utilizo, mas claro que existem outras ferramentas com funcionalidades semelhantes tal como o Asana, o Notion, o Clickup, o Monday, etc. que deves explorar e ver qual é que preferes.
Sugiro-te que vejas este vídeo no Youtube e que testes o Trello para experimentares as suas potencialidades.
O Lastpass é uma ferramenta que representa um cofre digital para todas as passwords e dados sensíveis. Isto é útil tanto para as nossas próprias passwords, dados de cartão de crédito, códigos para assinatura eletrónica, senhas das finanças, do wi-fi, apólices de seguros, nº de passaporte, etc. como para ter acesso a esses mesmos dados do nosso cliente sem, na prática, os conhecermos realmente.
Para o teu cliente é uma tranquilidade saber que os seus dados estão seguros e os acessos protegidos, sobretudo se entretanto mudar de assistente virtual, e para nós é igualmente uma isenção de responsabilidade bastante grande visto que conseguimos ter utilizar os dados do cliente sem ter que os escrever ou inserir.
Portanto sugiro que usem um sistema destes tanto para o vosso próprio negócio como o sugiram ao cliente. Apenas será necessário decorar uma única password que é a que abre o nosso cofre, tendo depois todas as restantes informações guardadas lá dentro.
E como funciona? O Lastpass tem uma versão pessoal, família, teams e business, bem como um plano gratuito e premium, e dependendo do que escolheres, podes ou não utilizar certas funcionalidades, tal como protegeres as senhas em vários dispositivos. Deves analisar as opções existentes e decidires o mais adequado para ti neste momento, pois podes mais tarde fazer o upgrade, e o que podes aconselhar ao teu cliente dependendo das suas necessidades.
Existem igualmente outras plataformas deste género, tal como a 1Password e devem escolher a que for mais fácil e intuitiva para vocês. Mas de um modo ou de outro todas elas têm determinadas possibilidades. Ambas têm extensões no Chrome, aliás o LastPass só funciona neste browser por isso se usares outro navegador é melhor que optes por outra solução, tal como o 1Passoword.
A instalação da extensão é bastante útil porque em vez de inserires todos os teus dados de empreitada na plataforma, a extensão permite que vás salvando automaticamente as tuas passwords no cofre à medida em que as vais inserindo nas aplicações.
Têm também a possibilidade de agrupar os dados por grupos e pastas o que facilita a organização, por exemplo “casa”; “pessoal”; “saúde”; “finanças”…etc. e de criar automaticamente senhas longas, aleatórias e por isso mais seguras.
O cliente como administrador do seu cofre controla e define o tipo de acesso que quer dar à assistente virtual. Depois de definir os privilégios da assistente virtual e inserir o seu email, automaticamente é enviado um convite de acesso para o email da assistente virtual. Quando ela acede ao “cofre” do cliente, basta clicar na conta ou plataforma onde pretende entrar pois O LastPass insere as credenciais de login no respetivo site de forma invisível.
A facilidade da partilha de senhas só é permitido em planos pagos, por isso recomendo que uses para ti por exemplo o plano gratuito mas aconselhes um dos planos pagos ao cliente caso contrário não será capaz de fazer o que se pretende que é partilhar os seus acessos sem te revelar as respetivas senhas.
De qualquer modo, acredito que se o cliente não conhecer este tipo de ferramenta irá ficar-te agradecido pela segurança e tranquilidade que isso lhe vai possibilitar…não te esqueças que ele ficará sempre no controlo pois ao fazer login na sua conta, o cliente pode gerir quem vê o quê, organizar todas as suas senhas por pasta, conceder ou remover o acesso a qualquer senha e muito mais funcionalidades orientadas para a proteção do seu negócio e também da sua vida pessoal.
O Calendly é uma ótima ferramenta para agendar as tuas reuniões e outros compromissos de forma fácil e praticamente automática eliminando a necessidade de envio de email ou telefone. E podes integrar várias outras aplicações, por exemplo o zoom para criar automaticamente a reunião logo que alguém agende, ou plataformas de CRM (customer relationship manager).
Tem uma versão gratuita e outra paga, sendo que algumas funcionalidades mais avançadas como envio de emails de notificação, possibilidade de integrar com pagamentos (para consultas pagas por exemplo), envio de questionário pré-reunião, personalização de marca, etc. só estão disponíveis nesta última.
Podes começar com a versão gratuita e, se vires que justifica, fazeres o upgrade para premium. Mas mesmo com limitações, na versão grátis podes definir apenas um tipo de reunião e ajustares igualmente a tua disponibilidade sincronizando com o teu calendário e partilhares o link.
Como funciona? Basicamente tens que abrir uma conta no Calendly e definires as tuas preferências, relativamente ao tipo ou nome da reunião, duração, disponibilidade do teu calendário, horários possíveis, etc. e é gerado um link dessa reunião que podes partilhar com os teus clientes ou potenciais clientes. Assim que este clique no link irá surgir um calendário com a tua disponibilidade para que ele possa escolher um horário para se reunir contigo.
Se sincronizares o Calendly com o teu Google calendário, a reunião será automaticamente adicionada ao teu calendário.
Para além do Calendly que eu uso porque me basta para o que eu preciso, também tens outras ferramentas semelhantes como o Koalendar, o Youcanbookme, o Tidycal ou o Simplymeetme que vale bem a pena explorares.
Esta é uma ferramenta que requere uma câmara e que serve para fazer ligações à distância com outras pessoas, sendo muito usada para reuniões online, masterclasses, cursos ao vivo, etc.
À semelhança do Zoom tens o Microsoft Teams ou o Google Meet, só para numerar alguns. A pandemia veio a incluir este tipo de plataformas no nosso dia-a-dia e hoje grande parte das reuniões, aulas, workshops etc. realizam-se com recurso à videoconferência.
Aqui não existem assim tantas diferenças entre cada uma das ferramentas porque todas fazem praticamente o mesmo.
Para basear a tua escolha, testa cada uma delas e vê qual é que te sentes mais confortável em utilizar e pergunta aos teus clientes que plataforma é que usam habitualmente.
Quando conseguimos um cliente uma parte essencial no processo de onboarding é a assinatura do contrato, certo? O processo tradicional passava por enviar o contrato para o cliente, esperando que este assinasse e nos devolvesse. Mesmo se fosse por email o cliente teria que imprimir, assinar, digitalizar e devolver…muito tempo e demasiadas voltas.
Para a maior parte dos negócios, a possibilidade de assinatura eletrônica revolucionou os processos do dia-a-dia. Os documentos digitais são bem mais fáceis de controlar e tratar e hoje existem inúmeras aplicações que oferecem soluções eficazes para assinatura de documentos, simplificando os processos e economizando tempo.
E o que é uma assinatura eletrónica? É uma assinatura que é inserida num documento através de uma plataforma que assegura que é de facto o próprio detentor da assinatura que o está a fazer. Uma assinatura digital é um tipo especial de assinatura eletrônica que usa criptografia para proteger o documento e incorpora determinados detalhes como endereços de e-mail, data e local ao momento da assinatura do documento, o número de série e os detalhes de identificação do dispositivo usado para o fazer. Isso cria uma "impressão digital" que torna o documento único e que pode ser verificado e, portanto, acrescenta uma dose reforçada de proteção ao ato.
Aqui em Portugal, no portal do Governo, pode-se ler que uma assinatura digital tem a mesma validade legal que uma assinatura à mão, desde que seja feita com recurso a um software que lhe permita assinar digitalmente e desde que seja possível assegurar a identidade de quem assina. Por exemplo, nos contactos com o Estado Português, a garantia da certificação de assinaturas digitais é realizada com recurso ao Cartão de Cidadão ou à Chave Móvel Digital (CMD).
Por isso, antes de ir mais além, queria ressalvar aqui 2 pontos:
Primeiro: Para que determinados acordos e contratos sejam válidos legalmente, é importante que sejam ratificado pelas partes envolvidas. Por isso, a minha primeira recomendação é que conheças os regulamentos e a legislação nacional e europeia sobre esta matéria para perceberes até que ponto é que é importante que a assinatura requerida seja autenticada.
Segundo: Existem três tipos de assinatura eletrónica.
Uma Assinatura Eletrónica Simples é aquela que a plataforma apenas requer ao destinatário que preencha um formulário, ou associa à sua assinatura o IP e as coordenadas geográficas do equipamento utilizado para o efeito. Apesar de ser a mais rápida é também a menos segura e por isso a menos aconselhada.
Uma Assinatura Eletrónica Avançada é aquela em que existe uma identificação a 100% de quem assina, bem como o registo de alterações posteriores e é gerada a partir dos dados de criação da assinatura digital exclusiva do signatário. Esta é o tipo de assinatura que deves preocupar-te em recolher e podes ativa-la no portal https://www.autenticacao.gov.pt/ associada ao cartão de cidadão ou pedindo a Chave Movel Digital que não necessita de um leitor de cartões.
Depois ainda existe uma Assinatura Eletrónica Qualificada (muitas vezes chamada de assinatura digital) é aquela em que existe um certificado de autenticidade reconhecido associado e que é pago, estando por isso garantida a identidade, a autoria e a autenticidade do ato.
Após leres os regulamentos e perceberes que tipo de assinatura irás precisar, deves explorar as ferramentas existentes para esse fim.
Aqui posso indicar-te, por exemplo, a que eu uso, que é a DropboxSign (antiga Hellosign) que tem até 3 assinaturas por mês no plano gratuito e podes ter o documento em pdf, ou em word ou em google doc. No plano pago, alem de teres acesso a poder recolher mais assinaturas por mês, tens templates, formulários e alertas para o teu cliente não se esquecer de assinar, aprovações de documentos, maior personalização, etc.. Das mais conhecidas tens também o Docusign, o Pandadoc e o próprio Adobe.
Quase todas elas têm uma versão gratuita ou de teste durante um período por isso podes e deves testar antes de decidires por uma delas.
Dependendo de quantos documentos estejas a prever enviar mensalmente para os teus clientes assinarem, terás que verificar se o consegues fazer na versão gratuita de qualquer uma das aplicações ou se necessitas de um plano pago.
O processo é bastante simples, apenas sendo necessário fazeres o upload do documento para a plataforma, arrastares o campo de assinatura e data para o local apropriado dentro do teu documento e enviar para o endereço de email do teu cliente. Este vai receber o email a requerer a assinatura com um link e, mesmo sem ter conta nessa plataforma, basta confirmar que quer assinar eletronicamente e seguir as instruções que lhe permitem digitar, carregar ou desenhar a sua assinatura. Mais simples não há.
Caso ainda não uses uma destas plataformas, podes simplesmente enviar o documento para o teu cliente em pdf, ele faz o upload diretamente para a plataforma de autenticação da assinatura digital, cujo link está acima, e depois grava e devolve-te já assinado digitalmente.
Nenhum negócio consegue viver sem marketing, certo? A componente mais importante no nosso marketing é a captação de leads para que depois, através de campanhas de email marketing, possamos nutrir a nossa lista, criar uma relação e torna-las propensas a confiar em nós para lhe vendermos o nosso produto ou serviço.
Existem bastantes ferramentas que te permitem trabalhar o teu marketing e automatizar todo o processo, eu uso o Systeme.io no entanto tens outras tal como o Clickfunnels, Klickpages, Rockfunnels, e o Mailerlite, só para citar algumas.
O Systeme.io é uma plataforma acessível e intuitiva, onde, numa mesma conta podes criar os teus funis de marketing, de captação de leads e de vendas (sem precisares de saber nada de programação pois tudo é tão simples como arrastar e soltar) para entregares um leadmagnet (também chamado de freebie), captares os dados do teu cliente ideal e integrares esses contactos num CRM e numa mailling list que irás nutrir e alimentar, entregando valor, dando a conhecer a ti e à tua marca, estabelecendo um relacionamento e procurando conhecer quem está do outro lado para ires ao encontro das suas necessidades, tudo através de campanhas de email marketing.
Esta é a ferramenta número 1 que uso do meu marketing. Foi onde criei o meu site e onde este está alojado, e é onde vendo e entrego os meus cursos online. Podes testar o plano gratuito sem qualquer limite de tempo através do meu link de afiliada e perceberes tudo o que podes fazer na plataforma.
Para já, se ainda não tens um plano de marketing, sugiro-te que cries, o mais breve possível, algo de valor para ofereceres à tua audiência para resolveres um problema comum e que te permita depois estabelecer uma relação mais próxima. Ou seja, cria um lead magnet para ofereceres à tua audiência. No plano grátis do Canva, sobre o qual já falei, podes criar um ebook, um infográfico, um guia, uma checklist, um template, ou podes simplesmente gravar um vídeo ou um áudio que entregue valor ao teu cliente alvo. Vê o formato que julgas mais adequado e constrói um recurso que resolva um problema da tua audiência.
A seguir, escolhe um dos templates da plataforma, cria um funil com uma landing page e uma página de obrigada no Systeme.io para começares a construir a tua lista de emails de potenciais interessados, e automatiza uma sequência de emails para ir nutrindo a tua lista.
Tenho mais artigos de blog sobre marketing e que te podem interessar, mas se quiseres saber melhor como é que funciona esta plataforma e como criar funis e campanhas de email marketing, assiste a estes videos.
E sabes uma coisa espetacular? Com o Systeme não precisas de ter uma conta no calendly já que esta plataforma também tem calendário com agendamento incorporado para agendarem contigo uma sessão descoberta, uma consultoria ou uma reunião de vendas e integra com a tua conta do Zoom onde poderão ter uma conversa online. Boa?
O melhor de tudo é que, inicialmente, não vais gastar um tostão com nada disso, por isso não há desculpas.
Tenho o meu negócio há dezenas de anos e todas as ferramentas ou plataformas que sugiro ou recomendo são, ou já foram, usadas por mim. Estas, especificamente, são utilizadas por mim diariamente
Por isso pensei (e, corrige-me, se estiver errada), se são boas para mim, podem ser boas para ti também.
Posso, por isso, garantir-te que estas ferramentas vão fazer magia, não só no início do teu negócio, mas também futuramente.
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As minhas clientes e as minhas alunas têm um ponto em comum.
Todas elas desejam uma vida com mais liberdade de horários e financeira.
Querem poder trabalhar com quem adoram e de onde se sentem melhor. Querem ter mais tempo para si e para a sua família, sem culpas e sem stress.
Querem sentir-se valorizadas e contribuirem para ajudar os outros.
Estou aqui para te ajudar a concretizar os teus projetos.
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